OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 20 de janeiro de 2013

MANTENHAM-SE PUROS


“Mentir é o maior dos pecados. É possível confiar num alcoólatra ou em alguém que frequenta lugares de má fama, mas nunca em um mentiroso. A mentira é o mais sóbrio dos pecados!

Nunca procure as faltas alheias nem critique ninguém. Hábitos como esses prejudicam vocês mesmos. Pensar continuamente nas maldades alheias impregna a mente com o mal e oculta o bem que existe dentro de vocês.

Brinquem com Deus, cantem Suas glórias, divirtam-se com Ele! Por que razão criticar os outros? Associem-se a todos livremente. Sejam felizes junto com eles. Não se dediquem aos mexericos. Somente um homem de mau coração pode ocupar sua vida em procurar as faltas alheias.

Mantenham-se puros e prossigam firmes em busca de seus próprios ideais.

Aprendam a ver o bem em todas as pessoas. Se um homem demonstrar um pouco de bondade, pensem nele como alguém exageradamente bom. Respeitem e reverenciem a todos. Façam isso e sentirão crescer sua simpatia por eles. Quem respeita todos os seres, também é respeitado.

Jamais humilhem ou desprezem alguém. Todo mundo é capaz de enxergar as faltas alheias. Dê a ele seu amor, trate-o como alguém que faz parte de você e ajude-o a superar suas fraquezas. O ser humano traz simultaneamente em si o bem e o mal. Identifica o mal nos outros é tarefa fácil. Um homem santo, porém, é capaz de fechar os olhos às más qualidades de alguém e ajudá-lo a tornar-se puro e virtuoso.

Lembrem-se, meus filhos, vocês são homens santos. Devem ser sempre tranquilos, gentis, modestos e ternos em suas palavras. Bondade e pureza devem fluir em cada frase que pronunciarem, em cada ação que praticarem, em seu comportamento e em seus gestos. Eu os abençoo  meus filhos, para que qualquer um que se associe a vocês encontre paz no coração. Deus adormecido despertará em cada um deles."

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro - Ed. Vedanta, São Paulo - p. 297/298)


Nenhum comentário:

Postar um comentário