OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 5 de janeiro de 2013

O CONHECIMENTO ESPIRITUAL DESTRÓI A INFELICIDADE

“Somente o conhecimento espiritual pode destruir a infelicidade para sempre. Qualquer outro, só temporariamente satisfaz nossas necessidades. O conhecimento do Espírito é o único que torna possível, de maneira definitiva, erradicar os desejos pela raiz. O auxílio espiritual é a mais elevada ajuda que se pode prestar a um homem. O grande benfeitor da humanidade é o que transmite o conhecimento espiritual. Constatamos que os homens mais poderosos do mundo foram os que supriram as necessidades espirituais de seus semelhantes, porque a espiritualidade é a verdadeira base de todas as nossas ações. Uma pessoa espiritualmente forte e sincera será forte em tudo, se assim o desejar. Enquanto não houver força espiritual no ser humano, nem mesmo suas necessidades físicas poderão ser satisfeitas de maneira satisfatória. 

Logo após a ajuda espiritual vem o auxílio intelectual. A dádiva do conhecimento é um presente muitíssimo mais elevado do que a oferenda de alimento e vestuário. É superior até a dar vida ao homem porque, em verdade, a existência humana baseia-se no conhecimento. Ignorância é morte, conhecimento é vida. A vida tem pouquíssimo valor se transcorre nas trevas, tateando através da ignorância e da miséria. (...) 

Quando se trata de ajudar os outros, portanto, não devemos jamais cometer o erro de pensar que a ajuda material é a única que temos a oferecer. Não somente é a última delas como também é a mais ínfima, porque não pode proporcionar satisfação permanente. O mal-estar que sinto quando tenho fome acaba quando como, porém a fome volta. Meu sofrimento só pode desaparecer quando eu tiver superado todas as minhas necessidades. Então, a fome não me tornará infeliz; nenhuma angústia, nenhum pesar será capaz de abalar-me. A ajuda que tem por fim fortalecer-nos espiritualmente é a mais elevada, a seguir, vem a ajuda intelectual e, por último, a física. 

As dores do mundo não podem ser eliminadas somente com ajuda material. Enquanto a natureza humana não se modificar, as necessidades físicas persistirão e sempre seremos afetados pelos sofrimentos, sem que nenhum socorro material possa minorá-los completamente. A única solução para resolver esse problema é a purificação da humanidade. A ignorância é a mãe de todo o mal e de toda a miséria que vemos. Que os homens tenham luz, sejam puros, espiritualmente fortes e educados. Só então a miséria acabará no mundo, não antes. Podemos converter cada casa do país em asilo de caridade e espalhar hospitais por toda a terra, porém a infelicidade humana continuará a existir até que o caráter do homem se modifique.” 

(Swami Vivekananda – O que é Religião – Ed. Lótus do Saber, Rio de Janeiro – p. 206/207)



Nenhum comentário:

Postar um comentário