OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

COMO LER O CARÁTER

"Estudando o caráter dos outros, podemos perceber com mais nitidez as possibilidades de melhorar nossa própria natureza. No entanto, estudar o caráter de maneira negativa não é correto e tem um efeito devastador. Todos fogem de um "detetive de caráter", aquele que aponta as imperfeições alheias. Muita gente que adora criticar não suporta ser criticada e pode até ter os mesmos defeitos que tão virtuosamente deplora nos outros.

Basicamente, o estudo do caráter é importante em um aspecto: a necessidade constante de perceber virtudes nos outros e implantar essas nobres qualidades em si mesmo. Eu estudo o caráter quando escolho as pessoas com quem vou trabalhar. Mas adoto um ângulo de visão inteiramente diferente para a seleção. Às vezes, sei que alguém é "mau" e permito que fique comigo, na esperança de que mudará. Se responder ao meu pensamento espiritual por seu bem-estar, melhorará; se não... bem, corri o risco. Sou como um médico que arrisca expor-se a uma doença para ajudar um paciente. Todos os médicos sujeitam-se a esse perigo porque seu desejo é servir. O mesmo ocorre com o médico espiritual; ele empreende a tarefa de julgar outras pessoas e mostrar-lhes os defeitos, para ajudá-las a progredir.

Jesus disse: "Não julgueis, para não serdes julgados." Ele condenou a crítica que só se faz com o desejo de magoar os outros. Esse comportamento é cruel e destrói a amizade. A crítica não tem nenhuma utilidade, a menos que seja feita com amor sincero e apenas quando solicitada. Deve ser oferecida com o amoroso desejo de ajudar a outra pessoa. Os que aprenderam o autocontrole têm o direito de auxiliar os outros. Desse ponto de vista. o estudo do caráter é valioso."

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 313/314)


Nenhum comentário:

Postar um comentário