OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

AMOR - PARTE III

"(§61) A superstição é outro grande mal e tem causado muitas e terríveis crueldades. O homem que é seu escravo menospreza outros que são mais sábios, tenta obrigá-los a agir como ele age. Pensa tu na horrível matança produzida pela superstição de que animais devem ser oferecidos em sacrifício, e pela ainda mais cruel superstição de que o homem necessita de carne para alimentar-se. Pensa nos maus tratos que a superstição destinou para as classes oprimidas em nossa bem amada Índia, e vê como esta má qualidade pode gerar desapiedada crueldade, mesmo entre aqueles que conhecem o dever da fraternidade. Muitos crimes os homens cometeram em nome do Deus de Amor, movidos por este pesadelo da superstição; cuida muito, pois, para que dela não reste em ti o menor vestígio.

(§62) Estes três grandes crimes tens de evitar, pois são fatais a todo progresso, porque pecam contra o Amor. Porém, não deves, deste modo, tão somente refrear o mal; mas tens de ser ativo na prática do bem. Deves estar tão pleno do intenso desejo de serviço, que estejas sempre vigilante para prestá-lo a todos em teu redor - não somente aos homens, mas ainda aos animais e às plantas. Deves prestá-lo em pequenas coisas, cada dia, para que o hábito possa ser formado, a fim de que não possas perder a rara oportunidade, quando a grande obra apresentar-se para ser feita. Pois, se anseias ser uno com Deus, não é por amor a ti próprio, mas para que possas ser um canal através do qual Seu amor possa fluir para chegar aos teus semelhantes.

(§63) Aquele que está na Senda não existe para si mesmo, mas para os outros; esqueceu a si próprio, a fim de poder servi-los. Ele é como uma pena na mão de Deus, através da qual Seu pensamento pode fluir e encontrar uma expressão aqui embaixo que, sem a pena, não poderia ter. É, ao mesmo tempo, como uma vívida pluma de fogo, irradiando sobre o mundo o Amor Divino que enche seu coração.

(§64) A sabedoria que te torna capaz de auxiliar, a vontade que dirige a sabedoria, o amor que inspira a vontade - estas são as tuas qualificações. Vontade, Sabedoria e Amor são os três aspectos do Logos; e tu, que desejas alistar-te para servi-Lo, deves expressar esses aspectos no mundo."

(Krishnamurt – Aos Pés do Mestre – Ed. Teosófica, Brasília)
www.editorateosofica.com.br/loja


Nenhum comentário:

Postar um comentário