OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sábado, 9 de fevereiro de 2013

CAUSAS DO ESTRESSE E DO NERVOSISMO

“A perturbação do equilíbrio mental, que resulta em desequilíbrios nervosos, tem origem em estados continuados de excitação ou estimulação excessiva dos sentidos.

Cultivar constantes pensamentos de medo, raiva, melancolia, remorso, inveja, tristeza, ódio, descontentamento ou preocupação e deixar de atender às necessidades da vida normal e feliz, com alimentação correta, exercício apropriado, ar puro, luz solar, um trabalho satisfatório e um objetivo na vida, são todos causas de moléstias nervosas.

Qualquer agitação violenta ou persistente – mental, emocional ou física – perturba e desequilibra muito o fluxo da força vital em todo o mecanismo sensório-motor e nas lâmpadas dos sentidos. Se ligarmos uma lâmpada de 120 volts a uma fonte de 2.000 volts, a lâmpada se queimará. De maneira semelhante, o sistema nervoso não foi feito para suportar a força destrutiva de emoções intensas ou de pensamentos e sentimentos negativos persistentes.

Outra causa do nervosismo, embora possamos não estar conscientes dela, é o barulho do rádio e da televisão por horas seguidas. Todos os sons fazem com que os nervos reajam. (...)  Aprenda a desfrutar do silêncio. Não ouça rádio ou televisão durante horas consecutivas nem os deixe trombeteando sem motivo como um fundo musical o tempo todo.

Todos os tipos de carne dos animais superiores, especialmente a carne de boi e de porco, são prejudiciais ao sistema nervoso. Elas são excessivamente estimulantes e provocam agressividade. Evite o excesso de alimentos feculosos, especialmente aqueles feitos de farinha de trigo refinada. Como grãos integrais, queijo tipo ricota e frutas, sucos de frutas e vegetais frescos em abundância – isso é importante. Nem é preciso dizer que bebidas alcoólicas e as drogas destroem o sistema nervoso. Fiquem longe delas. (...)

Lembre-se de que a cura máxima do nervosismo ocorre quando sintonizamos nossa vida com Deus.”

(Paramahansa Yogananda – Paz interior – Self-Realization Fellowship p. 76/79)


Nenhum comentário:

Postar um comentário