OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VIVAM PARA O BEM DO MUNDO


"Se desejarem fazer o bem ao mundo, devem agir sem pensar em si mesmos. O mundo está repleto de gente que, por vezes, irá tentar recompensar o bem que vocês lhes fizeram com o mal. (...)

Essa é a natureza do mundo. A verdade é que, por sua própria natureza, os bons sempre farão o bem e os maus farão o mal.

Certa vez, um homem santo meditava sentado à beira de um rio. De súbito, notou que um escorpião flutuava sobre as águas. Penalizado, retirou-o da água com a palma das mãos, mas, na mesma hora, o escorpião o picou. O homem santo sentiu uma dor excruciante e, segundos depois, o escorpião caiu na água outra vez. De novo, o homem santo ajudou o animal retirando-o da água e, mais uma vez, o escorpião o picou. Quando o mesmo fato aconteceu pela terceira vez, um homem que havia presenciado a cena perguntou:

- Por que o senhor continua a ajudar o escorpião se ele o pica todas as vezes?

- A natureza do escorpião é picar – respondeu o homem santo – e a minha é ajudar; se o escorpião não trai sua natureza, por que devo eu trair a minha?

A mente pode mover-se em sentido ascendente ou descendente. Inveja, egoísmo, desejo pelos prazeres sensuais e preguiça determinam movimentes descendentes, enquanto fé, devoção a Deus, amor e simpatia indicam movimentos ascendentes."

(Swami Prabhavananda e Swami Vijoyananda - O Eterno Companheiro – Ed. Vedanta, São Paulo - p. 269/270)


Nenhum comentário:

Postar um comentário