OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quarta-feira, 10 de setembro de 2014

AUTOCONTROLE (PARTE FINAL)

Controle da Luxúria

"O controle da luxúria é o maior feito da existência humana. Sem controlar seus desejos o homem não é capaz de estabelecer regras para si mesmo. E sem essas regras, não pode haver swaraj (autonomia) nem rarnaraj (soberania). Tentar estabelecer normas para todos os outros sem que se leve em conta as individuais seria algo tão enganoso e decepcionante quanto uma bela fruta de cera – belíssima para se olhar, porém desprovida de sabor. (...) Grandes causas exigem esforços espirituais e força da alma. Esta advém somente da graça de Deus, que, por sua vez, nunca cai sobre o homem que é escravo dos próprios desejos.

Brahmacharya significa controle de todos os órgãos de sentido. Aquele que tentar controlar somente um de seus sentidos e permitir que os demais atuem livremente certamente verá que seus esforços terão sido em vão. Tentar controlar um único sentido enquanto se escuta histórias sugestivas com os ouvidos, se vê imagens insinuantes com os olhos, se saboreia alimentos estimulantes com a língua e se toca objetos excitantes com as mãos é o mesmo que colocar a própria mão no fogo e tentar evitar uma queimadura. Se praticarmos o autocontrole em todas as direções, a tentativa se torna científica e o sucesso é facilmente alcançado. Talvez o paladar seja o principal pecador. (...)"

(Mahatma Gandhi - O Caminho da Paz - Ed. Gente, São Paulo, 2014 - p.51/54)

Nenhum comentário:

Postar um comentário