OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 14 de abril de 2013

OS VÁRIOS CAMINHOS

"Você pode chegar a uma dada cidade por diversos caminhos e utilizando diferentes meios de transporte. O objetivo que você escolhe para alcançar é denominado sadhya. O método ou caminho adequado para chegar lá é chamado sadhana. Se você, depois de optar pelo sadhya e pelo sadhana, se engaja no caminho querendo chegar, se transformou num sadhaka.

Qual é o sadhya a ser conquistado ou alcançado, em Yoga? Embora sendo o mesmo, pode ser expresso por diversos modos. Eis alguns: união-fusão do jivatman em Paramatman; iluminação; transmutação do homem (manava) em Deus (Madhava); mukti ou moksha ou libertação da "roda dos renascimentos" (samsara)...

E o sadhana ou método prático, qual é? São diversos. Neste manual de iniciação procuraremos explicar os seguintes: (a) Raja Yoga, onde se trabalha sobre a mente; (b) Kriya Yoga, um método iminentemente prático e acessível; (c) Hatha Yoga, ação disciplinadora e corretiva sobre todo sistema humano, principalmente sobre o veículo físico; (d) Karma Yoga ou Yoga da prestação do serviço com a renúncia sobre os frutos do agir; (e) Bhakti Yoga, o aprimoramento da devoção; (f) Mantra Yoga, o método das palavras de poder; (g) Jnana Yoga, a supressão da ignorância e a conquista da sabedoria; (h) Laya Yoga, a extinção do ego; (i) Tantra Yoga, o caminho da "mão direita", ensinada pelas escrituras tântricas; (j) Sarva Yoga, a ação sinérgica de todas as modalidades. (...)

E quem é o sadhaka, isto é, o caminhante? Você. Se já escolheu o objetivo (sadhya) e o método (sadhana) que o levará até lá, mobilize-se com os "cinco dd" (decisão, dedicação, discernimento, devoção e disciplina); entregue ao Senhor dos Yoguis (Ishvara) e comece a caminhar firme e convicto de que vai alcançar. Ninguém pode caminhar por você.

Outras pessoas podem remover a dor causada por uma pesada carga sobre sua cabeça, mas a dor causada pela fome não pode ser removida a não ser por você. A natureza da Realidade Una deve ser conhecida por sua própria percepção espiritual e não através das palavras de um homem erudito. A forma da lua deve ser vista por seus próprios olhos. Como pode ser vista pelos olhos de outrem? Quem a não ser você é capaz de libertar-se da servidão gerada pela ignorância (avidya), pela paixão erótica (kama) e pela ação interesseira mesmo em milhões de kalpas? (Sankaracharya: in Viveka-Chudamani)."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 35/36)


O PRINCIPAL ENSINAMENTO DE JESUS: COMO TORNAR-SE UM CRISTO (PARTE FINAL)

"(...) O poder divino da percepção de Cristo é uma experiência interior; ele pode ser recebido através da imaculada devoção por Deus e por seu puro reflexo como o Cristo. O poder dos templos e das igrejas desaparecerá. A verdadeira espiritualidade virá dos templos das grandes almas que, dia e noite, vivem no êxtase de Deus. Almas como as que vi na Índia ultrapassam a glória de todos os templos. Lembre-se: Cristo busca os templos das almas verdadeiras. Ele ama o silencioso santuário da devoção em seu coração, onde você mora com Ele, lá no nicho iluminado pela vela votiva de seu amor. Aqueles que meditam com dedicação receberão a Cristo no altar da tranquilidade de sua própria consciência.

Ao intitular esta obra The Second Coming of Christ ["A Segunda Vinda de Cristo"], não me estou referindo a um retorno literal de Jesus à Terra. Ele veio há dois mil anos e, após legar um caminho universal para o reino de Deus, foi crucificado e ressuscitou; seu reaparecimento para as multidões, hoje, não é necessário para a concretização de seus ensinamentos. O necessário é que a sabedoria cósmica e a percepção divina de Jesus falem novamente por meio da experiência e do entendimento que cada um tenha da Consciência Crística infinita que estava encarnada em Jesus. Essa será a sua verdadeira Segunda Vinda.

Verdadeiros seguidores de Cristo são aqueles que acolhem em sua própria consciência, por meio da meditação e do êxtase divino, a sabedoria cósmica e a bem-aventurança onipresente de Jesus Cristo. (...) Devotos que queiram ser cristãos de verdade, e não apenas membros do "igrejismo cristão", precisam conhecer e verdadeiramente sentir a presença do Cristo Onipresente o tempo todo; precisam comungar com Ele em êxtase e ser guiados por Sua Sabedoria Infinita.

Estes ensinamentos foram enviados para explicar a verdade de forma como Jesus pretendeu que ela fosse conhecida no mundo - não para trazer um novo Cristianismo, mas para trazer o verdadeiro ensinamento de Cristo: como tornar-se semelhante a Cristo, como ressuscitar o Cristo Eterno dentro do próprio Eu."

(Paramahansa Yogananda - A Yoga de Jesus - Self-Realization Fellowship - p. 10/11)


sábado, 13 de abril de 2013

O CAMINHO E O CAMINHAR

"Yoga é o Sanatha Dharma em ação e é por isto que não se contrapõe a qualquer religião, nem qualquer verdadeira religião, compreendida "em espírito e verdade", em sua grandeza e profundidade essenciais, pode impugná-lo. Yoga é o processo de vencer distância e fragmentação, um método de iluminar, harmonizar, e "amorizar" a existência, um meio eficiente para levar a alma à plenificação de suas infinitas potencialidades, de salvá-la da dança inquietante dos opostos da existência, finalmente é uma reeducação do tigre "cabritificado", restituindo-lhe sua esplendorosa "tigritude" e do herdeiro do trono que se conhecia tão somente como pobre e ignorante camponês. Yoga é o que transubstancia o pântano em nuvem.

A meta suprema a ser conquistada em cada religião é sempre a mesma: unir a alma a Deus ou Àquilo que é cultuado como Deus. Que é Yoga senão exatamente tal união?!

A importância que Patanjali atribui ao desempenho ético do aspirante, em seu método de oito (asta) componentes (anga) ou Astanga Yoga, se evidencia no fato de os dois primeiros componentes serem yamas (abstinências, comportamentos a evitar) e niyamas (observâncias, comportamentos a cumprir). O mandamento que encerra a lista dos niyamas é ishvarapranidhana (Ishvara é Deus; pranidhana, entrega, submissão, rendição...). Sai Baba usa outro vocábulo para o mesmo preceito - saranagathi. Esta entrega irrestrita a Deus, por si só, é bastante para atingir a meta, o samadhi, o ponto culminante de todo método disciplinar (sadhana), ensinado por Patanjali. Se a entrega chegar a ser total, aquele que se entrega vence seu inimigo maior, isto é seu falso ego pessoal, com suas normais limitações, condicionamentos, fragilidades, conflitos, desiquilíbrios e doenças."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 27/28)


O PRINCIPAL ENSINAMENTO DE JESUS: COMO TORNAR-SE UM CRISTO (1ª PARTE)

"O trabalho de Deus na criação é chamar todos os seres, por meio de sugestões evolutivas da Inteligência Crística, a retornar conscientemente para a união com Ele Próprio. (...) Quando há sofrimento generalizado na terra, Deus responde ao chamado da alma de seus devotos enviando um filho divino que, por sua vida espiritual exemplar, expressando a Consciência Crística, pode ensinar as pessoas a cooperar com o trabalho divino da salvação em sua própria vida. 

Foi a respeito dessa Consciência Infinita, plena de amor e bem-aventurança divina, que São João falava ao dizer: "A todos quantos o receberam [a Consciência Crística], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Assim, de acordo com o próprio ensinamento de Jesus - conforme registrado por João, seu discípulo mais adiantado -, todas as almas que se tornem unificadas com a Consciência Crística, por meio da Autorrealização intuitiva, são corretamente chamadas filhos de Deus.

Receber Cristo não se dá por simples afiliação a uma igreja, nem por rituais externos de reconhecimento de Jesus como salvador sem contudo o conhecer de fato por meio de contato com ele em meditação. Conhecer Cristo significa fechar os olhos, expandir a consciência e aprofundar a concentração de tal modo que, através da luz interior da intuição da alma, se possa participar da mesma consciência que Jesus tinha.

São João e outros discípulos adiantados de Jesus que verdadeiramente "o receberam" sentiram-no como a Consciência Crística presente em cada partícula do espaço. Um verdadeiro cristão - alguém unificado a Cristo - é aquele que liberta sua alma da consciência do corpo material e a une com a Inteligência Crística que permeia toda a criação.

Um pequeno cálice não pode conter o oceano. Da mesma maneira, a taça da consciência humana, circunscrita pelos instrumentos físicos e mentais de percepções materiais, não pode abarcar a Consciência Crística universal, não importa o quanto a pessoa deseje fazê-lo. Por meio da ciência definida da meditação, conhecida há milênios pelos iogues e sábios da Índia - e por Jesus também -, qualquer um que busque Deus pode alargar o calibre de sua consciência até à onisciência para receber dentro de si a Inteligência Universal de Deus. (...)"

(Paramahansa Yogananda - A Yoga de Jesus - Self-Realization Fellowship - 09/10)


sexta-feira, 12 de abril de 2013

CRISTO-AVATAR

"Seria Jesus um Avatar?

Segundo o evangelista João, Jesus teria declarado que "... o pão de Deus é o que desce do céu e doa vida ao mundo". Logo a seguir, novamente Jesus disse claramente: "Eu sou o pão da vida. Saí do Pai e vim ao mundo." Considere tais afirmações e por si mesmo conclua. Se ainda tem dúvida, reflita sobre as palavras de Cristo no "Sermão do Monte", ao proclamar sua posição quanto à Lei. 

Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas: não vim revogar, mas sim plenificar. (Mt 5:17)

E querendo deixar claro que se referia não a uma lei de um povo, de uma cultura, de uma determinado hora do mundo, ou de uma dada religião, mas à Lei de validade eterna (sanathana), isto é, Lei que o tempo não altera, explicou a seguir:

Pois em verdade vos digo: até que o céu e a terra caduquem, de modo algum caducarão nem um i, nem um til da Lei, até que tudo evolua. (Mt 5:18)

Agora sim: temos como afirmar que Jesus proclamou ser o Avatar daqueles dias - o "Verbo feito carne", com a suprema incumbência de resgatar o Sanathana Dharma. Isto ainda mais se evidencia quando, com "olhos de ver" e "ouvidos de ouvir", vencendo velhos preconceitos e dogmas, alcançamos a significação verdadeira e profunda de todo seu Evangelho. 

Todas as religiões que existiram, existem e virão a existir, divergem, mas somente em aspectos, preceitos e práticas superficiais. Na profundidade e não na epiderme, nos fundamentos, na essência, as religiões são uma só. Coincidem. A essência de toda as religiões é uma e a mesma, por ser eterna. Esta imutável essência do cristianismo, budismo, judaísmo, islamismo, bahaísmo, zoroastrismo, sikhismo, jainismo... não é outra que a Lei da Vida, isto é o Sanathana Dharma."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 26/27)