OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 14 de abril de 2013

O PRINCIPAL ENSINAMENTO DE JESUS: COMO TORNAR-SE UM CRISTO (PARTE FINAL)

"(...) O poder divino da percepção de Cristo é uma experiência interior; ele pode ser recebido através da imaculada devoção por Deus e por seu puro reflexo como o Cristo. O poder dos templos e das igrejas desaparecerá. A verdadeira espiritualidade virá dos templos das grandes almas que, dia e noite, vivem no êxtase de Deus. Almas como as que vi na Índia ultrapassam a glória de todos os templos. Lembre-se: Cristo busca os templos das almas verdadeiras. Ele ama o silencioso santuário da devoção em seu coração, onde você mora com Ele, lá no nicho iluminado pela vela votiva de seu amor. Aqueles que meditam com dedicação receberão a Cristo no altar da tranquilidade de sua própria consciência.

Ao intitular esta obra The Second Coming of Christ ["A Segunda Vinda de Cristo"], não me estou referindo a um retorno literal de Jesus à Terra. Ele veio há dois mil anos e, após legar um caminho universal para o reino de Deus, foi crucificado e ressuscitou; seu reaparecimento para as multidões, hoje, não é necessário para a concretização de seus ensinamentos. O necessário é que a sabedoria cósmica e a percepção divina de Jesus falem novamente por meio da experiência e do entendimento que cada um tenha da Consciência Crística infinita que estava encarnada em Jesus. Essa será a sua verdadeira Segunda Vinda.

Verdadeiros seguidores de Cristo são aqueles que acolhem em sua própria consciência, por meio da meditação e do êxtase divino, a sabedoria cósmica e a bem-aventurança onipresente de Jesus Cristo. (...) Devotos que queiram ser cristãos de verdade, e não apenas membros do "igrejismo cristão", precisam conhecer e verdadeiramente sentir a presença do Cristo Onipresente o tempo todo; precisam comungar com Ele em êxtase e ser guiados por Sua Sabedoria Infinita.

Estes ensinamentos foram enviados para explicar a verdade de forma como Jesus pretendeu que ela fosse conhecida no mundo - não para trazer um novo Cristianismo, mas para trazer o verdadeiro ensinamento de Cristo: como tornar-se semelhante a Cristo, como ressuscitar o Cristo Eterno dentro do próprio Eu."

(Paramahansa Yogananda - A Yoga de Jesus - Self-Realization Fellowship - p. 10/11)


sábado, 13 de abril de 2013

O CAMINHO E O CAMINHAR

"Yoga é o Sanatha Dharma em ação e é por isto que não se contrapõe a qualquer religião, nem qualquer verdadeira religião, compreendida "em espírito e verdade", em sua grandeza e profundidade essenciais, pode impugná-lo. Yoga é o processo de vencer distância e fragmentação, um método de iluminar, harmonizar, e "amorizar" a existência, um meio eficiente para levar a alma à plenificação de suas infinitas potencialidades, de salvá-la da dança inquietante dos opostos da existência, finalmente é uma reeducação do tigre "cabritificado", restituindo-lhe sua esplendorosa "tigritude" e do herdeiro do trono que se conhecia tão somente como pobre e ignorante camponês. Yoga é o que transubstancia o pântano em nuvem.

A meta suprema a ser conquistada em cada religião é sempre a mesma: unir a alma a Deus ou Àquilo que é cultuado como Deus. Que é Yoga senão exatamente tal união?!

A importância que Patanjali atribui ao desempenho ético do aspirante, em seu método de oito (asta) componentes (anga) ou Astanga Yoga, se evidencia no fato de os dois primeiros componentes serem yamas (abstinências, comportamentos a evitar) e niyamas (observâncias, comportamentos a cumprir). O mandamento que encerra a lista dos niyamas é ishvarapranidhana (Ishvara é Deus; pranidhana, entrega, submissão, rendição...). Sai Baba usa outro vocábulo para o mesmo preceito - saranagathi. Esta entrega irrestrita a Deus, por si só, é bastante para atingir a meta, o samadhi, o ponto culminante de todo método disciplinar (sadhana), ensinado por Patanjali. Se a entrega chegar a ser total, aquele que se entrega vence seu inimigo maior, isto é seu falso ego pessoal, com suas normais limitações, condicionamentos, fragilidades, conflitos, desiquilíbrios e doenças."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 27/28)


O PRINCIPAL ENSINAMENTO DE JESUS: COMO TORNAR-SE UM CRISTO (1ª PARTE)

"O trabalho de Deus na criação é chamar todos os seres, por meio de sugestões evolutivas da Inteligência Crística, a retornar conscientemente para a união com Ele Próprio. (...) Quando há sofrimento generalizado na terra, Deus responde ao chamado da alma de seus devotos enviando um filho divino que, por sua vida espiritual exemplar, expressando a Consciência Crística, pode ensinar as pessoas a cooperar com o trabalho divino da salvação em sua própria vida. 

Foi a respeito dessa Consciência Infinita, plena de amor e bem-aventurança divina, que São João falava ao dizer: "A todos quantos o receberam [a Consciência Crística], deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus". Assim, de acordo com o próprio ensinamento de Jesus - conforme registrado por João, seu discípulo mais adiantado -, todas as almas que se tornem unificadas com a Consciência Crística, por meio da Autorrealização intuitiva, são corretamente chamadas filhos de Deus.

Receber Cristo não se dá por simples afiliação a uma igreja, nem por rituais externos de reconhecimento de Jesus como salvador sem contudo o conhecer de fato por meio de contato com ele em meditação. Conhecer Cristo significa fechar os olhos, expandir a consciência e aprofundar a concentração de tal modo que, através da luz interior da intuição da alma, se possa participar da mesma consciência que Jesus tinha.

São João e outros discípulos adiantados de Jesus que verdadeiramente "o receberam" sentiram-no como a Consciência Crística presente em cada partícula do espaço. Um verdadeiro cristão - alguém unificado a Cristo - é aquele que liberta sua alma da consciência do corpo material e a une com a Inteligência Crística que permeia toda a criação.

Um pequeno cálice não pode conter o oceano. Da mesma maneira, a taça da consciência humana, circunscrita pelos instrumentos físicos e mentais de percepções materiais, não pode abarcar a Consciência Crística universal, não importa o quanto a pessoa deseje fazê-lo. Por meio da ciência definida da meditação, conhecida há milênios pelos iogues e sábios da Índia - e por Jesus também -, qualquer um que busque Deus pode alargar o calibre de sua consciência até à onisciência para receber dentro de si a Inteligência Universal de Deus. (...)"

(Paramahansa Yogananda - A Yoga de Jesus - Self-Realization Fellowship - 09/10)


sexta-feira, 12 de abril de 2013

CRISTO-AVATAR

"Seria Jesus um Avatar?

Segundo o evangelista João, Jesus teria declarado que "... o pão de Deus é o que desce do céu e doa vida ao mundo". Logo a seguir, novamente Jesus disse claramente: "Eu sou o pão da vida. Saí do Pai e vim ao mundo." Considere tais afirmações e por si mesmo conclua. Se ainda tem dúvida, reflita sobre as palavras de Cristo no "Sermão do Monte", ao proclamar sua posição quanto à Lei. 

Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas: não vim revogar, mas sim plenificar. (Mt 5:17)

E querendo deixar claro que se referia não a uma lei de um povo, de uma cultura, de uma determinado hora do mundo, ou de uma dada religião, mas à Lei de validade eterna (sanathana), isto é, Lei que o tempo não altera, explicou a seguir:

Pois em verdade vos digo: até que o céu e a terra caduquem, de modo algum caducarão nem um i, nem um til da Lei, até que tudo evolua. (Mt 5:18)

Agora sim: temos como afirmar que Jesus proclamou ser o Avatar daqueles dias - o "Verbo feito carne", com a suprema incumbência de resgatar o Sanathana Dharma. Isto ainda mais se evidencia quando, com "olhos de ver" e "ouvidos de ouvir", vencendo velhos preconceitos e dogmas, alcançamos a significação verdadeira e profunda de todo seu Evangelho. 

Todas as religiões que existiram, existem e virão a existir, divergem, mas somente em aspectos, preceitos e práticas superficiais. Na profundidade e não na epiderme, nos fundamentos, na essência, as religiões são uma só. Coincidem. A essência de toda as religiões é uma e a mesma, por ser eterna. Esta imutável essência do cristianismo, budismo, judaísmo, islamismo, bahaísmo, zoroastrismo, sikhismo, jainismo... não é outra que a Lei da Vida, isto é o Sanathana Dharma."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 26/27)


O RISO

"É muito natural na gente jovem a propensão para divertir-se, regojizar-se, ler e ouvir coisas amenas, e rir-se alegremente por elas. Isto é perfeitamente lícito e inofensivo. Se as pessoas pudessem ver o efeito produzido no corpo astral por um riso franco e jubiloso, convencer-se-iam de que é tão benéfico como o da comoção provocada no fígado e demais vísceras pelo passeio a cavalo. Mas se lhes fossem visíveis os efeitos dos contos e anedotas picantes, notariam espantosa diferença, pois as formas assim engendradas são inteiramente malignas e permanecem longo tempo no corpo astral com risco de atrair outra categoria de aborrecíveis entidades. Aqueles que se aproximam dos Mestres têm de estar livres de tão funestas influencias, como também de tudo o que é turbulento e escabroso. Os jovens devem precaver-se constantemente contra qualquer reincidência em necessidade e puerilidade. 

Há de se evitar a todo o custo a propensão para o riso tolo, pois seu efeito é muito nocivo ao corpo astral, porque o envolve num aspecto muito repugnante, em forma de uma espécie de envoltura que impede a entrada de harmônicas influências. É um perigo contra o qual os jovens têm de se precaver cuidadosamente. Sede tão alegres e jubilosos quanto puderdes. Ao Mestre isso lhe apraz e vos ajudará a progredir na Senda. Mas não consintais que nem por um momento maculem vossa jovialidade a grosseria e torpeza, e que nunca estale vosso riso em estrepitosas gargalhadas nem se degenere em risonhos mofadores.

Há nisto como em outras coisas uma definida demarcação entre o inocente e o que pode chegar a ser danoso. O método mais seguro de determiná-la é considerar se a diversão quebra as normas da delicadeza e bom gosto. Desde o ponto em que o riso transpõe estas normas, desde o momento em que há nele o menor toque de estrepitosidade e cessa de ser perfeitamente refinado, entramos em perigoso terreno. O aspecto interno de tudo isso é que enquanto o ego permanece dono do seu corpo astral, tudo corre felizmente; mas tão logo isso se altera, o riso se transforma em tolo e néscio, e o corpo astral arrasta o ego como o desbocado cavalo a seu jinete. Um corpo astral sem freio está à mercê de influências eventuais e pode ser afetado pelos mais sinistros pensamentos e emoções.

Vede também que vosso regojizo seja sempre puro e limpo, sem jamais maculá-lo com um malicioso deleite pelo sofrimento ou fracasso do próximo. Se alguém é vítima de um acidente, não riais do aspecto ridículo do ocorrido, mas acudi pressuroso a ajudar e consolar. Amável benevolência e ajuda devem ser sempre vossas características assinaladas."

(C. W. Leadbeater - Os Mestres e a Senda - Ed. Pensamento, São Paulo - p. 93/94)