OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


domingo, 5 de maio de 2013

HATHA YOGA - O HOMEM HOLÍSTICO (3ª PARTE)

" (...) Quem supuser que Hatha Yoga é tão somente "uma espécie de ginástica" inteligente e propiciadora de saúde, só em parte está certo. No referente ser inteligente e terapêutica está certo. Hatha Yoga, no entanto, não se restringe ao mero condicionamento do corpo físico, hoje transformado em ídolo. A idolatria do corpo é um dos muitos equívocos do materialismo de nossos dias. Tratar exclusivamente do físico é tão inteligente quanto investir tudo em cuidados com o escafandro enquanto se esquece e mesmo se nega a existência do escafandrista. A prioridade deve ser o escafandrista e nunca seu equipamento. 

O modelo científico do homem, segundo o Yoga, é, desde muitos milênios, o que a comunidade científica atual denomina holístico, pois não o vê como um simples boneco de carne, mas como uma realidade ampla, integral, complexa e até estonteante. Os cientistas começam a ver o homem todo e não apenas uma de suas partes. Os que trabalham com o modelo psicossomático, que inclui corpo (soma) e alma (psique), embora tendo conseguido enxergar um pouco além do acanhado conceito materialista mecanicista, ainda assim se encontram longe de vislumbrar a magnitude da verdadeira antropologia, aquela que dominará a ciência do próximo milênio e que já vem sendo ensinada pelos sábios da Índia há mais de cinco mil anos.

 O ser humano é um vasto sistema muito complexo que participa dos diversos níveis cósmicos, mantendo com eles permanentes interações. Simultaneamente participa de diferentes universos: físico, energético, astral, mental, búdico e, transcendendo, ele é essencialmente Espírito. (...) O ser humano é formado por três shariras ou "corpos" (material, sutil, causal) e por cinco koshas ou "envoltórios". A partir do mais denso para os mais sutis, são constituídos, respectivamente, de alimentos, energia, pensamentos, sabedoria e felicidade. Dizer somente isto não é o suficiente.

Tentando explicar mais, acrescento que o grande sistema humano é composto de: (a) uma estrutura física, o corpo; (b) um campo bioenergético ou prânico; (c) um complexo de emoções, sentimentos, paixões; (d) uma contextura de pensamentos; e (e) um intelecto discriminante. E tudo isto existe e funciona no bojo infinito e eterno do Espírito, do Ser, da Consciência Suprema que o homem realmente é. (...) 

O que está dito acima sugere uma hipótese de explicação para os extraordinários benefícios propiciados pela prática de Hatha Yoga, os quais, tudo indica, resultam da ampla e simultânea atuação benfazeja do método sobre todos os componentes do grande sistema que é a totalidade humana. Esta é talvez a magia por trás de seu poder milagroso na promoção do que chamo "Saúde Plena", que inclui paz, força, alegria, lucidez, harmonia, coragem, amor. (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 59/61)


DEUS RESIDE NO CORAÇÃO DE TODOS OS SERES

"Os antigos abriram uma Estrada Real para o cultivo do Espírito, para o atingimento da Verdade, tendo aquela como instrumento. 

Por que vagar em detritos espinhentos e lamacentas vielas? Pratiquem o sadhana (disciplina espiritual), que inclui a repetição de um mantra (japam) e meditação (dhyanam), conforme são recomendados. Sobre isso, aprendam tudo que ensinam os Pundits (pessoas altamente instruídas) e aprendam de outros que tenham a experiência. Pratiquem Puja (ritual de adoração), usando flores; e façam japam, usando rosário (malas) etc. Mas tudo isso é válido somente até vocês estarem prontas para realizações mais elevadas. Devem ofertar a planta, não as flores que esta produz, isto gratifica a planta, não vocês. O Senhor quer que vocês ofereçam o lótus que floresce no lago do coração, o fruto que amadurece na árvore de sua existência terrena, não o lótus e o fruto que se podem comprar no mercado! É possível que indaguem: "Onde podemos encontrar o Senhor?" Ele deu seu endereço no versículo 16 do capítulo 18 da Bhagavad Gita: "Oh, Arjuna, o Senhor reside no coração de todos os seres." Agora, depois de informados sobre isso, como poderão desmerecer qualquer ser vivo, ou como podem manifestar ódio ou se divertirem ridicularizando algum deles? Cada indivíduo é preenchido com a Divina Presença. Amor, honra, amizade é o que cada um merece de vocês. Devem dar tudo isso plenamente.

A Graça do Senhor não é alcançada por apenas uma porçãozinha de pretenso vairagya (desapego) ou somente um grão de viveka (discernimento). Adquiram o saber, e ajam. Apercebam-se e experienciem. Tal é o caminho árduo. Rendam-se à Sua Vontade."

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 38/39) 


sábado, 4 de maio de 2013

HATHA YOGA - A SUPRESSÃO DO SOFRIMENTO (2ª PARTE)

" (...) Segundo Budha, Kapila, Sankaracharya, Patanjali e outros sábios, a vida humana é marcada pela dor (em sânscrito, dukha; na terminologia grega, pathos). Todas as formas de Yoga se propõem a debelar a dor, não à guisa de analgésico, mas eliminando-a em definitivo porque atuam corretivamente sobre as causas primeiras. No clássia Hatha Yoga Pradipika lê-se:

A Hatha Yoga é um mosteiro para aqueles que padecem as três dores. (I-10)

De acordo com a filosofia Samkhya, conforme a causa, os sofrimentos humanos são de tríplice natureza

(a) adhyatmika - gerados por causas intrínsecas, tais como desordem no corpo-mente; os distúrbios psicossomáticos;
(b) adhydaivika - produzidos por fatores sobrenaturais, como obsessões, magia negra e desastres telúricos, como terremotos, maremotos, inundações;
(c) adhybautika - gerados por causas extrínsecas, como por exemplo acidentes, armas, objetos, outros homens, animais predadores, germes e vírus etc.

Como se vê, Hatha Yoga pretende ser uma panaceia, um remédio universal. E é. Posso afirmar. Eu o constatei a partir de uma experiência prolongada e austera, ensinando-a, através de livros e aulas práticas, ao longo de mais de trinta anos, a milhares e milhares de pessoas, no Brasil e no exterior, na maioria idosas e enfermas. No livro Saúde Plena: Yogaterapia, com o qual comemorei três décadas de trabalho com o método, em termos da ciência contemporânea e da imortal sabedoria da Índia, procuro explicações para a espantosa eficiência terapêutica que os fatos acumulados evidenciam. O método por mim criado há mais de três décadas e, sempre o mesmo, posto em experiência, conseguiu restaurar e manter a saúde e a paz em dezenas de milhares de pessoas, a maioria das quais de "terceira idade", é apenas uma adaptação da Hatha Yoga clássica. Mas, uma adaptação criteriosa, ajustada à nossa cultura e às características da era em que estamos vivendo, pois que, conforme tantos Mestres e tantas escrituras advertiram, a prática ortodoxa de Raja, Hatha, Laya, Kundalini e Jnana Yoga é desaconselhada para esta nossa época (kali yuga). 

A Hatha Yoga ensinada em escrituras como Gheranda Samhita e Hatha Yoga Pradipika nos é estranha e mesmo inaceitável. Muitas de suas técnicas são tremendamente extravagantes e arriscadas se praticadas sem a ajuda de um santo e sábio guru, hoje muito raro até mesmo na Índia. A adaptação será inteligente se levar em conta os sábios princípios fundamentais da tradicional Hatha Yoga, praticando-a dentro do contexto de Sarva Yoga*, tão a nosso alcance e tão eficiente para agir terapêutica e corretivamente sobre as dimensões e diferentes níveis existenciais que tecem a trama da imensa totalidade do ser humano, como um sistema holístico. (...)"

* Sarva quer dizer global, holístico. A Sarva Yoga é uma forma de prática integrada, portanto sinérgica, pois aproveita as virtudes de todos os sistemas (Bhakti, Raja, Karma, Laya, Mantra Yogas).

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 57/59)


A PROVIDÊNCIA DE DEUS E A PREVIDÊNCIA DOS HOMENS

"Continuava a caravana apostólica a percorrer as terras da Palestina. Apreensivos e um tanto desalentados olhavam os discípulos para o futuro. Que fim levaria aquele interminável jornadear?... Que era o reino de Deus de que tantas vezes falava o Mestre?... Qual a posição deles neste reino?... E que seria das suas famílias, que tinham abandonado?
Num daqueles dias, em plena viagem, sentou-se Jesus com seus companheiros à sombra de uma árvore...
Por entre a verde ramaria, cantava um passarinho, ledo e despreocupado, como se fosse dono do mundo inteiro. Maís além, na várzea, meio à sombra, meio ao sol, floriam uns lírios silvestres, cor de fogo.
Reinava grande calmaria naquele dia de verão. 
Jesus entreouvia o murmúrio queixoso dos discípulos. Deixou-os falar a meia voz por algum tempo.
Depois interveio e, em tom suave e firme, lhes disse: 
- Não vos dê cuidados a vida, o que haveis de comer; nem o corpo, o que haveis de vestir...
Silêncio profundo... 
Então olhou Jesus para o emplumado cantorzinho da alegria, e prosseguiu:
- Considerai as aves do céu! Não semeiam, nem ceifam, não têm nem despensa nem celeiros - Deus é que lhes dá de comer. Ora, não valei vós muito mais que as aves? Quem de vós pode, com todos os seus cuidados, prolongar a sua vida por um palmo sequer? Se, pois, não sois capazes de coisa tão pequenina, por que vos dais cuidados do mais?...
Envergonhados, os discípulos baixaram os olhos. Até uma avezinha do mato lhos devia servir de exemplo da fé e confiança na amorosa providência do Pai celeste!...
Em seguida, apontando para uns lírios purpúreos, que banhavam-se à luz do sol, continuou:
- Olhai os lírios do campo, como crescem! Não trabalham, nem fiam; e, no entanto, vos digo eu que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu jamais como um deles.
Que são as mais perfeitas obras de arte fabricadas por mãos humanas, comparadas com as obras-primas da natureza, com as maravilhas do Creador!
Os discípulos meditavam, em profundo recolhimento...
E no meio deste grande silêncio lançou Jesus a conclusão final:
- Se, portanto, Deus veste assim a erva que hoje está no campo, e amanhã será lançada ao forno, quanto mais fará a vós, homens de pouca fé! Não pergunteis, portanto, o que haveis de comer, o que haveis de beber, e o que haveis de vestir; nem vos inquieteis. Os mundanos é que se entregam a esses cuidados. Vosso Pai bem sabe que disto haveis mister. Procurai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a sua harmonia - e tudo aquilo vos será dado de acréscimo."

(Huberto Rohden - Jesus Nazareno - Ed. Martin Claret, São Paulo - p. 261/262)


sexta-feira, 3 de maio de 2013

HATHA YOGA - CONDICIONANDO O EQUIPAMENTO (1ª PARTE)

"JIVA (A ALMA INDIVIDUAL) usa um corpo. Este, feito de pó, ao pó voltará. Sem dúvida. Mas não é por isso que deva ser negligenciado, antecipando assim seu retorno ao pó. Ao contrário. Se pretendermos realizar alguma obra de certo valor e vulto, especialmente algum considerável avanço em Yoga, seja Bhakti, Karma, Jnana, Raja ou qualquer outra modalidade; se desejarmos seguir o caminho (marga), seja o de Cristo, Bucha, Mahoma, Sankaracharya... nós, jivas, precisamos de um corpo sadio, purificado, eficiente e durável. Um corpo são - já o sabemos - é instrumento necessário a qualquer empreendimento físico, profissional e social, mas muito mais ainda ao espiritual.

Não podemos esquecer porém que, não obstante ser tão importante a higidez física, notáveis místicos da humanidade alcançaram a Meta Suprema, embora revestidos de corpos frágeis e mesmo enfermos. Como explicar? Tudo conduz a pensar que tais criaturas, em vidas anteriores, já haviam realizado árduas asceses, e cumprido austeras disciplinas (sadhanas), que lhes possibilitaram, vencendo grandes distâncias no "caminho estreito", alcançar a santidade. Se você e eu ainda não conseguimos nos agigantar bastante na santidade, convém-nos conquistar sanidade para o corpo, a mente e o intelecto, que nos servem de instrumentos, veículos, vestes, equipamentos. Eles serão para nós ou contra nós. Depende do tratamento que lhe dermos. Convém treiná-los para que conquistem condições ideais de desempenho e durabilidade, para que vivam bem e vivam muito. Jesus diria: para que tenham vida e a tenham em abundância. Como superar obstáculos, crises, fadigas, carências, barreiras e desafios ao longo do "caminho estreito", se o corpo for tamásico (enfermo, frágil, entorpecido); se a mente for tamásica (lerda, obtusa, obscura) ou rajásica (inquieta, conflitada); se o intelecto for rude e preconceituoso, vacilante e pobre de discernimento? Se, pelo contrário, o corpo, digamos, for limpo, ágil, resistente à fadiga e às doenças, flexível, harmonioso, forte, elástico, jovem, sem reclamar conforto, bem nutrido, sóbrio, mas principalmente todo tempo obediente a nosso comando; se a mente for sã e santa, pura e submissa, concentrada e lúcida; se o intelecto for ágil, agudo, alerta, discriminante, naturalmente maiores serão nossas possibilidades de chegar aonde queremos.  

Equipamento é para viabilizar; veículo, para transportar; veste, para proteger... No entanto, corpo, mente e intelecto, sem cultivo e disciplina estorvam, limitam e condicionam. Por isto, em sânscrito, são chamados upadhis, palavra que lembra limitação, cerceamento, entrave. É prioridade nossa treiná-los tanto que não embarguem nossos passos nem nos tolham os movimentos. Os upadhis são para o jiva o que o escafandro é para o escafandrista. Quando o escafandro se torna pesado e roto, pobre do escafandrista! (...)"    

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 56/57)