OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

MEDITAÇÃO E CIÊNCIA (2ª PARTE)

"(...) A palavra meditação é usada para diferentes coisas. Quando vemos alguém assumindo uma postura física característica poderíamos chamar a isso meditação. Entretanto, seria mais correto chamar de prática meditativa. A experiência mental resultante da percepção aumentada também é frequentemente chamada de meditação, mas seria melhor chamá-la de estado meditativo. Para o processo subsequente de autoinvestigação utilizaríamos o termo mente meditativa. A simples palavra meditação é frequentemente usada para implicar parte desses significados ou todos eles, de acordo com o contexto.

Para acalmar temores a respeito da meditação, é bom informar as pessoas de que a meditação é agora amplamente aceita mesmo entre os clérigos tradicionais, e está sendo crescentemente estudada de modo científico. É também útil informar a pessoa que está iniciando a prática meditativa sobre o que a meditação não é. Meditação não é perder o controle sobre a mente. Não existe perda de controle; na verdade, ficamos mais perceptivos de nós mesmos e, portanto, mais no comando. O estado não-meditativo diário é aquele sobre o qual, na maioria das vezes, não temos o controle. A meditação também nada tem a ver com devaneio. Não é uma perda de tempo. Porém, também não é uma panaceia que oferece iluminação instantânea. É uma ferramenta a ser usada.

Com a meditação ficamos mais relaxados e revigorados. É uma oportunidade que não pode ser perdida nesse mundo febril. Mentalmente ficamos mais alertas e mais perceptivos, porém ao mesmo tempo mais calmos. Funcionalmente tornam-nos grandemente capazes, contudo permanecemos isentos; por esse motivo é pouco provável que reajamos de maneira inapropriada às nossas emoções ou a outros estímulos. (...)"

(Alek Kwitko - Meditação e Ciência - Revista Sophia, Ano 7, nº 27 - Ed. Teosófica, Brasília - p. 07)


Nenhum comentário:

Postar um comentário