OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 9 de maio de 2013

FAÇA AOS OUTROS AQUILO QUE DESEJA QUE ELES LHE FAÇAM

"Faça aos outros aquilo que deseja que eles lhe façam; não faça aos outros aquilo que não deseja que lhe façam. Não tenha um comportamento dúbio. Trate todos como seu próprio ser. Isso quer dizer que deve ter fé em si mesmo, e só então pode ter fé nos outros. Deve respeitar-se e respeitar os outros. O egoísmo é a dimensão do altruísmo. A humanidade é uma comunidade - e se ferir a si mesmo, ferirá todos. Erga um homem, e este ato o fará erguer-se a si mesmo. O tratamento que você quer que os outros lhe deem é a própria medida de seus deveres em relação a eles."

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 150)


quarta-feira, 8 de maio de 2013

HATHA YOGA - A HATHA E A MENTE (PARTE FINAL)

"No capítulo sobre Raja Yoga ou Yoga do domínio da mente, você ficou sabendo que é a mente que decide sobre nossa vida e felicidade. Como Sai Baba lembra, ela é como a chave na fechadura, virada para um lado abre, para o outro, fecha; para um lado nos leva à Suprema Realização, para o outro, à infelicidade, à alienação, ao degredo, à ruína... A mente quase sempre é um turbilhão indomável a arrastar-nos para a enfermidade e para insegurança, dúvida e medo. Raja Yoga, conforme explicada neste livro, tem por objetivo o domínio da mente, tanto que nos permita a união redentora com o Ser Supremo e nossa libertação Final. Claro que isto não é fácil, a mente é poderosa, rebelde e ladina. A Hatha Yoga ajuda-nos na tarefa árdua de educar e administrar a mente. Numa das mais importantes escrituras denominada Yoga Vasishtha há um texto que merece atenção, pois explica como a Hatha Yoga, em especial o domínio do prana (pranayama), contribui para vencer a rebeldia selvagem da mente, facilitando assim a vitória do aspirante ao Raja Yoga. 
Ó Rama! Para mover a carruagem que é o corpo, o Senhor criou a mente e o prana, sem os quais o corpo não pode funcionar. Quando o prana abandona o corpo, os mecanismos deste param. Quando a mente se move, o prana o acompanha. A relação entre eles é como a do boleeiro e a carruagem. Um exerce movimento sobre o outro. Portanto, o sábio deve estuar o controle do prana caso deseje suspender a atividade da mente ou concentrar a vontade para alcançar a união (Yoga). O domínio sobre o prana produz toda felicidade mundana e espiritual, desde a aquisição dos "reinos" até a libertação (moksha) ou a bem-aventurança suprema. Portanto, Ó Rama, estude a ciência da respiração ou pranayama.
Ora, o que temos aí é o sábio Vasishtha ensinando a Rama, seu divino discípulo que, tanto a "parada da mente" como a felicidade mundana e a espiritual são alcançadas pelo pranayama (yama, controle, domínio). É mais uma confirmação da importância da Hatha Yoga, mencionada no texto como "ciência da respiração ou pranayama".  

Do exposto até agora, podemos com segurança concluir que a Hatha Yoga, trabalhando com todos os componentes que constituem o homem total, além de propiciar saúde plena (arogya), é um á-bê-cê indispensável à vitória na difícil prática de Raja Yoga. Hatha Yoga é parte do Tantra, o qual, como veremos, é o processo de evolução espiritual ensinado por Shiva à sua esposa Parvati. O primeiro versículo da escritura Hatha Yoga Pradipika, além de demonstrar a natureza tântrica da Hatha Yoga, é muito explícito quanto à relação Hatha-Raja:
Eu saúdo o Primeiro Senhor, Shiva, que ensinou a Parvati a Hatha vidya, que é um passo para se alcançar o mais excelente Raja Yoga."

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 69/69)
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NOSSO DESTINO DIVINO

"O homem tem um destino divino a cumprir, mas são poucos os que conhecem a finalidade de sua existência e, menos ainda, os que sinceramente procuram alcançar esse objetivo. Passa-se a vida comum cuidando das carências do corpo, cumprindo as responsabilidades impostas pelas necessidades do momento. Dessa maneira, o homem médio vive e morre sem saber de onde veio, por que está aqui e para onde vai.

As grandes escrituras do mundo afirmam que o homem é a mais inspirada criação do Divino; que ele, de fato, é feito à imagem de seu Criador. Será a imagem de Deus um corpo de carne, propenso a doença e impotente contra a morte? Uma inteligência coberta por maya e sujeita a estados inconstantes de humor e emoções? Isso não pode ser a imagem do Grande Poder que concebeu e mantém as complexidades cósmicas do Universo! Onde está, pois, a imagem divina pela qual se supõe o homem seja feito?

O homem é um ser tríplice. Ele tem um corpo, mas não é esse corpo que reclama, sofre e morre. Ele tem uma mente, mas não é essa mente que é desvirtuada pelas artimanhas da ilusão cósmica. Sua natureza real é o atman imortal, a alma que habita, de forma invisível, o templo da carne mortal. Esse atman é a imagem de Deus dentro do homem - a imagem completamente perfeita, cujas qualidades divinas são amor, sabedoria, onipotência e alegria eterna.

Cego é o filho de Deus que permite a profanação dessa imagem divina dentro de si, turvando-a com as imperfeições da consciência material a ponto de ela não poder mais ser reconhecida. Ao fazer assim, o homem vive contra sua verdadeira natureza. Eis porque ele nunca está totalmente satisfeito, por que sempre existe algum anseio, bem no fundo, que o lança primeiro para um caminho, depois para outro, procurando a incógnita quantidade sempre evasiva.

O "algo mais" que o homem procura é Deus: o Ser Divino que palpita logo atrás das batidas do coração; o Amor que se filtra através de todas as formas de amor pela família, amigos e ser amado; a Alegria que acende todas as chamas de felicidade; a Sabedoria onisciente que está sentada logo atrás dos pensamentos da pequena mente humana. Mais próximo do que o mais próximo está o Poder Divino que deu vida ao homem e pode trazer sentido a realização à sua existência."

(Sri Daya Mata - Só o Amor - Self-Realization Fellowship - p. 24/25)


terça-feira, 7 de maio de 2013

HATHA YOGA - HATHA VIDYA (5ª PARTE)

" (...) A palavra Hatha é formada por ha, significando o sol e tha, a lua; ha é o pólo positivo e tha, o negativo. Vidya significa ciência, sabedoria. Hatha vidya é portanto a ciência das polaridades da bioenergia ou alento vital, aquela energia que mantém o corpo sadio e vivo. A energia solar ou positiva (ha) penetra-nos com a inspiração através da narina direita; e a lunar ou negativa (tha), pela esquerda.

O elemento de maior importância de Hatha Yoga evidentemente é o prana (a bioenergia ou alento vital), que absorvemos principalmente por via respiratória. A ciência médica de hoje ainda vê a respiração como um fenômeno exclusivamente bioquímico. É muito pouco. A respiração, além de sua já tão conhecida função fisiológica e bioquímica, segundo o Yoga clássico, é também um fenômeno energético e psíquico. É o que as velhas escrituras ensinam.

As duas correntes energéticas - ha e tha - se manifestam em nível fisiológico, respectivamente, nos impulsos nervosos ortossimpático (ha, estimulante) e vagossimpático (tha, frenador), no anabolismo-catabolismo, na acidez-alcalinidade, e na fisiologia em geral como "hiper" ou "hipo" funções (hipertensão-hipotensão, hipertonia-hipotonia, hipertermia-hipotermia...) etc. Quando predomina o equilíbrio (hatha), isto é, quando não ocorre predominância seja de ha, seja de tha nos diferentes aspectos fisiológicos, reina a saúde orgânica. Quando não, a doença. A saúde pode ser definida como eutimia, euforia, euritmia, eutonia, eutermia. A doença, por distimia, disforia, disritmia, distonia, distermia. A prática de Hatha Yoga se propõe a substituir "dis" por "eu". Quando ha ou tha predomina, acontece o "dis". O equilíbrio hatha restabelece o "eu".

Como pode voar bem um pássaro de asas assimétricas?! (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 66/67)


PRODUZIR O ÊXITO INTEGRAL

"O homem mais sábio é aquele que procura Deus. O mais bem-sucedido é aquele que encontrou Deus.

O êxito não é uma questão simples, não pode ser avaliado apenas pela quantidade de dinheiro e bens materiais que você possua. O significado do êxito é muito mais profundo. Só pode ser determinado na medida em que sua paz interior e seu controle mental o tornam capaz de ter felicidade em quaisquer circunstâncias. Esse é o verdadeiro êxito.

Os melhores professores jamais o aconselharão a ser negligente, mas lhe ensinarão a ser equilibrado. Sem dúvida, você tem que trabalhar para alimentar e vestir o corpo. Mas se permitir que um dever seja contraditório com o outro, não se tratará de um verdadeiro dever. Milhares de homens de negócios estão ocupadíssimos em acumular riquezas, esquecendo-se de que também estão criando um bocado de doenças cardíacas! Se o dever para com a prosperidade faz esquecer o dever para com a saúde, deixa de ser um dever. A pessoa deve desenvolver-se de maneira harmoniosa. É inútil dedicar a atenção especial para cultivar um corpo maravilhoso, se ele abrigar um cérebro de tolo. A mente também precisa ser desenvolvida. E se você tem saúde perfeita, prosperidade e conhecimentos intelectuais, e mesmo assim não é feliz, isto significa que ainda não alcançou êxito em sua vida. Quando puder verdadeiramente dizer: "Sou feliz e ninguém pode me roubar esta felicidade", você será um rei: terá encontrado a imagem de Deus dentro de você.

Outra característica do êxito é que não apenas trazemos resultados harmoniosos e benéficos a nós mesmos, mas também compartilhamos esses benefícios com os demais. 

A vida deveria ser, principalmente, serviço. Sem esse ideal, a inteligência que Deus lhe deu não está se dirigindo a seu objetivo. Quando, ao servir, você esquece o pequeno ego, sente o grande Eu do Espírito. Assim como os raios vitais do sol nutrem a todos, você deve espalhar os raios da esperança no coração dos pobres e dos abandonados, despertar coragem no coração dos que perderam ânimo e ligar de novo a força no coração dos que se julgam fracassados. Quando você compreender que a vida é uma alegre batalha pelo dever e, ao mesmo tempo, um sonho fugaz, quando você se impregna com alegria de tornar os outros felizes, oferecendo-lhes gentileza e paz, ao olhos de Deus sua vida é um êxito."

(Paramahansa Yogananda - Onde Existe Luz - Self-Realization Fellowship - p. 73/74)