OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


quinta-feira, 6 de maio de 2021

EM SUA VIDA: PARTICIPAÇÃO ÍNTIMA (5ª PARTE)

"(...) Peça por nada menos que inspiração. A vida diária pode se tornar enlouquecedoramente mundana. Você pode escapar do tédio, reunindo o maior número de interesses possíveis, mas no fim poderá descobrir que nunca saiu da superficialidade. Pois o que torna a vida mundana é a frivolidade. Você se sente vigoroso, não importa como sua vida esteja na superfície. Em algumas tradições espirituais, tornar vibrante sua rotina diária é um objetivo final. A ideia é de que você pode transportar água e cortar lenha, possuído de um sentimento universal. Respeito tais tradições, mas às vezes sinto falta da qualidade mais vibrante que a vida pode oferecer, que é a inspiração. Elas limitam a alma a pedir iluminação para sua rotina diária. Por que não iluminar realizações extraordinárias?

A consciência é de livre valia. Ela pode ser moldada em coisas feias, insípidas, inertes, se sua intenção for essa. Como a aquarela de um artista, que é cheia de cores, mas não dá nenhuma garantia de que resultará e um belo quadro, a consciência contém entusiasmo, brilho e fascínio. Entretanto, mesmo uma pessoa autoconsciente não adquire automaticamente uma vida com essas qualidades. É preciso moldar a consciência com intenção, motivo pelo qual pedir por inspiração é crucial. Já disse anteriormente que sua alma deixa sinais ao longo do caminho, pistas da próxima coisa que o estimulará . Para ser mais preciso, esses sinais dependem de onde você vem e para onde você vai. Se você está trilhando um caminho de baixas expectativas, a próxima coisa que irá encontrar dará suporte a essas baixas expectativas. 

A alma não segue uma agenda. Ela não se expõe para torná-lo o melhor que puder, mas sim para preencher o potencial que você descobre em si mesmo, o que significa que você e sua alma estão em um empreendimento cooperativo. Você pede, ela supre. O suprimento que ela fornece o leva a pedir pela próxima coisa. Por ser raro manter uma intenção clara em todas as ocasiões, frequentemente pedimos por coisas confusas e conflituosas. E quando o fazemos, a alma acaba por prover-nos com oportunidades aquém do ideal. Terminamos sem ter o que fazer ou seguindo pistas falsas. Para que isso não aconteça, peça por nada menos que inspiração. Isso é o mesmo que dizer mantenha sua visão mais elevada em mente, e em qualquer situação procure o resultado mais elevado segundo essa visão.

Como sempre, essa estratégia é puramente subjetiva; ela acontece interiormente. Mas somente apegando-se com firmeza à sua visão é que você poderá se alinhar para expressar o potencial mais elevado com que nasceu. O melhor que você pode ser se resume a uma série de decisões que recusar 'menos que o melhor'. Não estou me referindo a compras consumistas. Não é a 'menos que a melhor' amante, casa, 'menos que o melhor' carro ou emprego. Você evita a ideia, a motivação, o propósito, a solução e o objetivo 'menos que o melhor' escolhendo, em vez disso, aguardar por algo melhor, e confiando que sua alma lhe trará o que deseja." ...continua

(Deepak Chopra - Reinventando o Corpo, Reanimando a Alma - Ed. Rocco Ltda., Rio de Janeiro, 2010 - p. 262/264)


Nenhum comentário:

Postar um comentário