OBJETIVOS DO BLOGUE

Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.

Osmar Lima de Amorim


sexta-feira, 21 de junho de 2013

SARVA YOGA (3ª PARTE - I)

"Somente por conveniência didática são mencionados sistemas de Yoga diferentes. Em realidade, Raja, Hatha, Jnana... não são separados e estanques, mas, ao contrário, mutuamente se interpenetram e se completam. Falando de outra maneira, constituem uma prodigiosa "sinergia" (diferentes energias cooperantes). Yoga é, portanto, um perfeito sistema único de ilimitado poder, atuando como um só. Há somente um Yoga verdadeiro: a Sarva Yoga, que age sobre a totalidade (sarva) dos homens. 

A Bhakti Yoga, isto é, a devoção, a sublimação da afetividade, a vivência do amor divino e divinizante (prema), evita que o praticante de Jnana Yoga, em sua busca da Verdade, resvale para um brilhante intelectualismo pedante, mas infecundo. A teologia é um respeitável esforço intelectual para conhecer Deus. A teofania, isto é, a deificação, exige também amor devoção. Por sua vez, uma abordagem mais lúcida e profunda da Verdade (Jnana Yoga) impede que um devoto seja apanhado pela escuridão do fanatismo e da superstição.

O amor (prema) pode mover a Divindade a desnudar-se aos olhos suplicantes de um devoto perfeito. A Verdade Suprema não consegue ocultar-se de quem efetivamente A ama.O amor, portanto, conquista jnana, A verdade que liberta. 

A Karma Yoga é a devoção do bhakta a expressar-se em serviço ao próximo, e deve ser inspirado por sua visão da unidade fundamental de todos e de tudo. O karma yoguin, na prestação de serviço (seva) aos necessitados, por certo conquistará acesso à sabedoria (jnana), isto é, dar-se-á conta da Divina Realidade como Essência dos pobres aos quais ajuda, a mesma essência que a sua. O jnanin, sabedor de que ele e o outro são um só e mesmo Ser, não pode ficar alheio às carências e aos sofrimentos em torno de si. É assim que expressa seu amor e encontra sua paz no serviço que presta. 

A prática de Hatha Yoga, por sua vez, oferece ao pesquisador da verdade (jnanin), ao amante do Divino (bhakti), àquele que disciplina sua mente (raja yoguin) e ao dedicado esforçado servidor (karma yoguin) um processo para afinar, energizar, harmonizar, finalmente otimizar os "veículos" indispensáveis ao avanço nos caminhos que devem percorrer, propiciando saúde, resistência à fadiga e às doenças, energia e serenidade, tudo enfim de que precisam para vencer desafios e canseiras e superar obstáculos. Fragilidade e dor, desconforto e fadiga psicossomáticos comprometem seriamente qualquer sadhana. Bendita Hatha Yoga! (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 138/139)


quinta-feira, 20 de junho de 2013

O SER É SEU SALVADOR

" (...) verdades profundas não se destinam a inspirá-lo por um breve momento, mas devem ser assimiladas e postas em prática para seu maior proveito. Se ao menos as pessoas soubessem o que é melhor para elas! Para quem se comporta mal, o Ser é um inimigo. Ajude o Ser e Ele o salvará. Não há outro salvador, além do seu Ser.¹ Os grilhões da ignorância e dos maus hábitos o escravizam. Você sofre porque teima em seguir os maus hábitos. Se ao menos pudesse imaginar como seria sua vida um pouco mais adiante, para que o tempo, o precioso tempo que lhe resta, não seja gasto infrutiferamente! Os hindus costumam dizer: "A criança está ocupada com folguedos; o jovem, com sexo; e o adulto, com preocupações. Quão poucos se ocupam com Deus!"

Expulse a esperança ilusória de que a felicidade virá de aquisições mundanas. Prosperidade não é tudo, "boa vida" não basta. Você quer ser eternamente feliz. Apodere-se de Deus dentro de você e saiba que o Ser é a Divindade. Você deve ser capaz de responder, sem hesitar, à suprema indagação de sua inteligência: "De onde vim?"

Deus e imortalidade não são mitos. O mais grave insulto ao Ser dentro de você é morrer acreditando ser uma criatura mortal. Até quando se permitirá - você, filho de Deus - ser ceifado, indefeso, pela foice da morte, porque nunca tentou, durante a vida, vencer maya, ² a ignorância?"

¹ "Que o homem eleve o eu (ego) pelo eu, que o eu não se degrade. Para aquele cujo eu (ego) foi conquistado pelo Ser (a alma), o Ser é o amigo do eu; mas, em verdade, o Ser comporta-se de maneira hostil, como um inimigo, para com o eu que não foi subjugado" (Bhagavad Gita VI:6).

² Ilusão cósmica: "a medidora". Maya é, na criação, o poder mágico que apresenta, visivelmente, limitações e divisões no Imensurável e Indivisível. No plano e jogo (lila) de Deus, a única função desse poder ilusório é lançar um véu de ignorância sobre o homem, a fim de desviar sua percepção do Espírito para a matéria, da Realidade para a irrealidade. 

(Paramahansa Yogananda - A Eterna Busca do Homem - Self-Realization Fellowship - p. 09/10)


SARVA YOGA - O HOMEM HOLÍSTICO (2ª PARTE)

" Cada ser humano é um complexo e vasto sistema.* Hoje se fala em "homem holístico". Sábia noção que não é de agora. O termo holístico vem do idioma grego - holos - que significa total, inteiro, integral. O século passado, dominado pela miopia materialista mecanicista, só via o componente material do homem e, além deste, apenas um comportamento psicológico, assim mesmo predominantemente determinado pela matéria. De uns tempos para cá, principalmente a Medicina, vencendo empedernidos dogmas, redescobriu a milenar concepção do homem psicossomático. Ainda mais recentemente, a Ciência, em particular a Física, conseguiu vislumbrar o modelo holístico do homem, entendendo-o em sua imensa totalidade, que transcende em muito o sistema psicossomático até agora em voga. Pois bem, há mais de cinco milênios o Yoga vê o homem como um prodigioso sistema de amplidão estonteante, participando de diversos níveis existenciais, desde o da pesada densidade de seu organismo físico ao transcendente Espírito, o  Ser Real e Eterno (Brahman), que é sua verdadeira e última Essência. A cosmovisão dos vedas sempre foi, é e será holística. O termo sânscrito sarva, comunicando a ideia de totalidade, é sinônimo do termo grego holos."

* O microcosmo é igual ao macrocosmo. O que está em cima é igual ao que está embaixo.

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 135/136)


quarta-feira, 19 de junho de 2013

UTILIZE O CONHECIMENTO/EXPERIÊNCIA ADQUIRIDOS PARA RESPONDER AOS QUESTIONAMENTOS DA SUA EXISTÊNCIA

"Há quatro respostas à caça das quais o homem se deve empenhar: "Quem sou eu?" "De onde vim?" "Para onde vou?" "Por quanto tempo ainda estarei aqui?" Os quatro Vedas oferecem tais respostas. Toda pesquisa espiritual começa com estas perguntas e tenta chegar às respostas. Suponha que uma carta posta na caixa do correio não leve o endereço para onde vai e nem de onde veio. Por certo não chegará a nenhuma parte. Escrevê-la foi puro desperdício. De igual forma, é desperdício ter nascido neste mundo sem saber de onde se veio e para onde se vai. A carta irá para a posta restante. O jivi* será presa do círculo de nascimentos e mortes sem nunca se encontrar. Para evitar isso (tal desperdício), é necessário praticar atmavichara **, e para obter respostas corretas, é essencial o sadhana (disciplina). As respostas devem fazer parte da experiência de cada um." 

* Jivi é a alma individual, que está presa à roda de samsara (círculo de reencarnações), mas da qual se deve libertar
** Atmavichara - Atma, a Centelha Divina que é consciência e vida em todo vivente, vichara, pesquisa, inquérito, busca. Atmavichara é o libertador inquérito sobre nosso verdadeiro Ser, isto é, o Atma. Na prática de atmavichara  procuramos descartar-nos do frustrador embuste que nos convence de que "eu sou fulano". Na realidade, cada um de nós é Atma, mas está padecendo a ilusão de ser "fulano", um ahamkara (um ego pessoal). 

(Sathya Sai Baba - Sadhana O Caminho Interior - Ed. Nova Era , Rio de Janeiro - p. 39/40)


SARVA YOGA - O MELHOR SISTEMA DE YOGA (1ª PARTE - II)

" (...) As pessoas nas quais predomina o atributo sattva são inteligentes, harmoniosas, sábias, serenas, puras, Para elas, Jnana e Raja Yoga não são difíceis como o são para as outras. Os agitados e apaixonados indivíduos rajásicos se encontrarão mais à vontade na prática do Karma Yoga. Os tamásicos, com a ajuda principalmente da Hatha Yoga, adquirem mais energia para vencer a inércia, a ignorância e a apatia que tanto os retêm. Também com Hatha Yoga pessoas rajásicas (tensas e instáveis) podem acrescentar alguma dose de sattva a seu temperamento e à sua conduta, vindo a se tornar serenas, autocontroladas e mais felizes. 

A personalidade de uma pessoa não é suficientemente definida somente pela conjugação dos seis componentes acima citados. Ainda a influenciam consideravelmente um exame dos chamados vasanas e samskaras, isto é, tendência e impressões sutis depositadas nos níveis insondáveis da mente, pelos karmas (ações) ao longo de vidas e vidas. Dos abismos profundos da mente eles tecem intrincada contextura de tendências, inclinações, predisposições, vocações, talentos inatos, caracterizando assim um particular perfil personológico predisposto a este ou àquele sistema de Yoga. 

Convém aqui refletir também sobre o que dizem os textos tântricos (...), que classifica os aspirantes em três biotipos: (1) os pasubhava, animalescos, dados à liberalidade e libertinagem; (2) os virabhava, heróicos, aos quais são recomendadas a Bhaktie a Karma Yogas; e (3) os divabhavas, luminosos, áureos, capacitados para a Raja Yoga e Jnana Yoga. 

Quantos outros fatores ainda pesam na constituição de um indivíduo, desenhando sua personalidade, seu caráter: fatores sociais, étnicos, astrológicos, culturais... Sei lá! Cada ser humano é uma incógnita. Como definir qual o sistema de Yoga mais apropriado a alguém? (...)"

(José Hermógenes - Iniciação ao Yoga - Ed. Nova Era, Rio de Janeiro - p. 136/137)