OBJETIVOS DO BLOGUE
Olá, bem-vindo ao blog "Chaves para a Sabedoria". A página objetiva compartilhar mensagens que venham a auxiliar o ser humano na sua caminhada espiritual. Os escritos contém informações que visam fornecer elementos para expandir o conhecimento individual, mostrando a visão de mestres e sábios, cada um com a sua verdade e experiência. Salientando que a busca pela verdade é feita mediante experiências próprias, servindo as publicações para reflexões e como norte e inspiração na busca da Bem-aventurança. O blog será atualizado com postagens de textos extraídos de obras sobre o tema proposto. Não defendemos nenhuma religião em especial, mas, sim, a religiosidade e a evolução do homem pela espiritualidade. A página é de todos, naveguem a vontade. Paz, luz, amor e sabedoria.
Osmar Lima de Amorim
quarta-feira, 31 de maio de 2017
A BELEZA NASCE DA SERENIDADE DA SUA PRESENÇA
terça-feira, 30 de maio de 2017
DESCUBRA O PROPÓSITO DE SUA EXISTÊNCIA USANDO A INTUIÇÃO
segunda-feira, 29 de maio de 2017
O AMOR UNIVERSAL
Paulo comentou a fala, que é um poder. As palavras são extraordinariamente potentes e suas vibrações possuem efeito muito maior do que podemos imaginar. Muitas palavras são ditas descuidadamente porque vêm de uma consciência caracterizada pelo egoísmo. De nossa parte, sem uma conexão fundamental com toda a vida, elas talvez não queiram dizer muita coisa. Até que o amor universal crie raízes em nós e comece a crescer, seremos incapazes de expressar nossa humanidade mais plenamente.
Talvez seja interessante dizer que geralmente só conhecemos uma versão limitada do amor. Podemos sentir uma afeição profunda por outra pessoa, mas o que chamamos de amor pode ainda ter em si uma mancha de egoísmo.
O relacionamento encontra sua mais elevada expressão quando existe amor genuíno. Uma máxima encontrada em várias tradições religiosas apresenta o princípio fundamental do correto relacionamento: tratar os outros exatamente como gostaríamos que nos tratassem. Essa é conhecida como 'a regra de ouro'.
É inevitável que a humanidade desenvolva um relacionamento autêntico e significativo com o espírito. Muitas pessoas sentem esse relacionamento, quer pertençam ou não a uma tradição religiosa. Os santos e sábios, ao longo da história, e alguns indivíduos inspirados dessa era, dão testemunho quanto à nobreza do espírito humano. Dentro de nós há renovação, se ousarmos olhar para nós próprios inteligentemente, e se ousarmos aquietar-nos, o que muitas pessoas têm medo de fazer. Com a renovação surge uma ética natural que se derrama em nossas atividades e relacionamentos. No relacionamento significativo há renovação. A renovação de uma massa crítica da humanidade, refletida no correto relacionamento, pode agir como uma parteira que algum dia auxiliará o parto de um renascimento espiritual na sociedade."
(Linda Oliveira - A renovação da sociedade - Revista Sophia, Ano 8, nº 31 - p. 35)
www.revistasophia.com.br
domingo, 28 de maio de 2017
A AUTÊNTICA ESPIRITUALIDADE (PARTE FINAL)
sábado, 27 de maio de 2017
A AUTÊNTICA ESPIRITUALIDADE (3ª PARTE)
sexta-feira, 26 de maio de 2017
A AUTÊNTICA ESPIRITUALIDADE (2ª PARTE)
quinta-feira, 25 de maio de 2017
A AUTÊNTICA ESPIRITUALIDADE (1ª PARTE)
quarta-feira, 24 de maio de 2017
A RENOVAÇÃO DA SOCIEDADE
terça-feira, 23 de maio de 2017
LEVAR A VIDA A SÉRIO (PARTE FINAL)
"(...) Infelizmente, só uns poucos de nós fazem isso. Talvez agora devemos perguntar a nós mesmos: 'O que de fato consegui realizar na vida?' Com isso quero perguntar: o que de fato compreendemos sobre vida e morte? Fui inspirado pelos relatos obtidos nos estudos sobre a experiência de quase morte, como os dos livros do meu amigo Kenneth Ring e outros. Um número surpreendente de pessoas que sobrevivem a um acidente quase fatal ou a uma experiência de quase morte relata uma 'retrospectiva panorâmica da vida'. Com vividez e acuidade extraordinárias eles revivem os eventos de suas vidas. Às vezes vivem até os efeitos que suas ações tiveram sobre outros, e experienciam as emoções que seus atos provocaram. Um homem chegou a dizer a Kenneth Ring:segunda-feira, 22 de maio de 2017
LEVAR A VIDA A SÉRIO (1ª PARTE)
domingo, 21 de maio de 2017
A MEMÓRIA NEGA O AMOR
sábado, 20 de maio de 2017
COMPARTILHE SUA FELICIDADES COM OS SEMELHANTES
(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda, Como ser feliz o tempo todo - Ed. Pensamento, São Paulo, 2012 - p. 71/72)
www.editorapensamento.com.br
sexta-feira, 19 de maio de 2017
AUTOTERAPIA
quinta-feira, 18 de maio de 2017
AMAR É CONHECER (PARTE FINAL)
quarta-feira, 17 de maio de 2017
AMAR É CONHECER (2ª PARTE)
terça-feira, 16 de maio de 2017
AMAR É CONHECER (1ª PARTE)
segunda-feira, 15 de maio de 2017
O DESPERTAR DA ILUMINAÇÃO (PARTE FINAL)
domingo, 14 de maio de 2017
O DESPERTAR DA ILUMINAÇÃO (2ª PARTE)
sábado, 13 de maio de 2017
O DESPERTAR DA ILUMINAÇÃO (1ª PARTE)
sexta-feira, 12 de maio de 2017
A MIRAGEM DO GRAAL
quinta-feira, 11 de maio de 2017
A META
quarta-feira, 10 de maio de 2017
RELAÇÕES DE AMOR E ÓDIO (PARTE FINAL)
"(...) Todo vício surge de uma recusa inconsciente de encararmos nossos próprios sofrimentos. Todo vício começa no sofrimento e termina nele. Qualquer que seja o vício - álcool, comida, drogas legais ou ilegais, ou mesmo uma pessoa -, ele é um meio que usamos para encobrir o sofrimento.terça-feira, 9 de maio de 2017
RELAÇÕES DE AMOR E ÓDIO (1ª PARTE)
segunda-feira, 8 de maio de 2017
IMPERMANÊNCIA (PARTE FINAL)
domingo, 7 de maio de 2017
IMPERMANÊNCIA (1ª PARTE)
"Não há lugar na Terra onde a morte não nos possa alcançar - mesmo que voltemos a cabeça uma e outra vez perscrutando em todas as direções, como numa terra estranha e suspeita. Se houvesse algum modo de conseguir abrigo contra os golpes da morte - não sou homem de recuar diante dela... Mas é loucura pensar que se pode vencê-la... Os homem vão, vêm, trotam e dançam, e nem um pio sobre a morte. Tudo parece bem com eles. Mas aí quando ela lhes chega e às suas mulheres, filhos e amigos, pegando-os de surpresa e despreparados, que tormentas de paixão os esmagam, que gritos, que fúria, que desespero!... Para começar a tirar da morte seu grande trunfo sobre nós, adotemos o caminho contrário ao usual; vamos privar a morte da sua estranheza, vamos frequentá-la, acostumarmo-nos a ela; não tenhamos nada senão ela em mente... Não sabemos onde a morte nos espera: então vamos por ela esperar em toda parte. Praticar a morte é praticar a liberdade. Um homem que aprendeu como morrer desaprendeu a ser escravo. (Montgaigne)
www.palasathena.org
sábado, 6 de maio de 2017
QUE PAPEL A EMOÇÃO TEM NA VIDA?
sexta-feira, 5 de maio de 2017
A MUDANÇA NO CORPO FÍSICO (PARTE FINAL)
quinta-feira, 4 de maio de 2017
A MUDANÇA NO CORPO FÍSICO (1ª PARTE)
"Tudo muda quanto vencemos a ilusão de que somos o corpo físico e passamos a vê-lo tal qual ele é, como nosso servo ou instrumento no mundo físico. Devemos inverter, por assim dizer, a polaridade da relação: em vez de o mundo físico nos dominar por meio do corpo físico com o qual nos identificamos, devemos controlar o mundo físico por meio do corpo físico que tenhamos feito subserviente a nós. O centro de gravidade deve transladar-se do corpo físico para a nossa consciência; e devemos, por assim dizer, experimentar que retiramos dele o centro de nossa consciência e nos reconhecemos ocultos sob o corpo físico, atuando por meio dele, mas sem nos identificar com ele.O efeito produzido por essa mudança de atitude com relação ao corpo físico é bastante profundo. Como a limalha de ferro se agrupa ao redor de um centro comum sob a ação de um imã e se distribui pelas linhas de força do campo magnético assim formado, de maneira análoga as partículas dos corpos denso e etérico, em vez de estarem caótica e indefinidamente sujeitas a toda eventual influência do exterior, tornam-se submetidas à única influência dominante da Vontade. Devemos experimentar que assim sucede; devemos notar a mudança suscitada por nossa afirmação de que não somos o corpo, mas que o corpo é que é nosso. Devemos perceber, a partir de então, que a vitalidade interna nutre e dinamiza os corpos denso e etérico muito mais que a energia externa.
Toda essa mudança deve ser muito mais explorada que pensada e discutida. Devemos vivenciar que nosso corpo físico torna-se vibrante e sensível à consciência interior, sujeito às suas leis e condições, e não às do mundo físico circundante. (...)"
(J.J. Van Der Leeuw - Deuses no Exílio - Ed. Teosófica, Brasília, 2013- p. 24)
quarta-feira, 3 de maio de 2017
O CAMINHO PARA O EGO⁶
terça-feira, 2 de maio de 2017
COMPARTILHE SUA FELICIDADE COM OS SEMELHANTES
(Paramhansa Yogananda - A Sabedoria de Yogananda, Como ser feliz o tempo todo - Ed. Pensamento, São Paulo, 2012 - p. 72/73)
www.editorapensamento.com.br


























